Empreendedores Sensitivos O Impacto Da Intuicao Na Gestao Do Negocio - ABCON Contabilidade

EMPREENDEDORES SENSITIVOS: O IMPACTO DA INTUIÇÃO NA GESTÃO DO NEGÓCIO

Aconteceu com quase todos nós em algum momento: sabe aquele “friozinho na espinha” que você não consegue se livrar dizendo que está tomando a decisão errada. Será que é nervosismo? Medo? Ou algum instinto primitivo de hipervigilância que está intrinsecamente enraizado na verdade dentro de você, ao qual você chama de intuição?

[Segundo especialistas, pode ser o último dos três: INTUIÇÃO!]

Neste artigo, faremos um resumo de algumas pesquisas realizadas recentemente sobre intuição e como podemos aplicá-las para tomar melhores decisões como empreendedores.

A ciência diz que a intuição é real

Há muito se discute se a intuição é uma coisa real, ou apenas um nome mítico que damos a esses estranhos sentimentos do tipo “borboletas no estômago” que recebemos de vez em quando. É mais ou menos como a pergunta: quem veio primeiro, ‘galinha ou ovo’? A intuição é uma fonte confiável de dados sobre os quais podemos agir, ou apenas um fenômeno que importa apenas em nossas cabeças?

Segundo os pesquisadores, a intuição é, na verdade, um verdadeiro processo psicológico baseado no conhecimento que armazenamos, processamos e escondemos em nossos cérebros ao longo de nossas vidas.

Veja como isso funciona. Os cientistas dizem que quando nossa intuição entra em ação, em uma fração de segundo nossos cérebros pegam as pistas externas ao nosso redor e as combinam com nossas experiências passadas para tomar uma decisão, quase como um computador executando uma equação.

Nós, obviamente, não estamos conscientes de que isso está acontecendo; tudo o que interpretamos é que o “pressentimento” que se manifesta nos diz que algo está certo ou errado. E há um aspecto mais interessante: os cientistas dizem que nossa intuição trabalha a nosso favor ainda mais quando estamos em perigo ou sob forte pressão e tempo – fatores que tornariam quase impossível uma abordagem analítica.

Então é confiável?

A intuição provavelmente vem dos nossos dias de homem das cavernas, quando precisávamos decidir em uma fração de segundo se deveríamos fugir de um urso ou ficar e lutar.

Mas isso tem um lugar na tomada de decisão moderna?

Se a sua intuição lhe disser que sim (há!). Você estaria correto em confiar na intuição, e tomar a decisão de acordo com seus sentimentos internos.

Em um estudo inovador, pesquisadores desenvolveram uma maneira de replicar e medir a eficácia da intuição na tomada de decisões. Seus resultados indicam que nossa intuição é algo que não devemos ignorar ou dar como certo.

No estudo, os pesquisadores mostraram aos grupos de participantes uma série de imagens em telas de computador. Uma metade da tela consistia em pontos pretos e brancos se movendo ao redor, enquanto a outra metade consistia em quadrados brilhantes e coloridos. À medida que as imagens eram reproduzidas, os participantes foram solicitados a determinar se os pontos estavam se movendo para a esquerda ou para a direita e para indicar o quanto estavam confiantes com sua decisão.

Às vezes, dentro dos quadrados coloridos piscantes, os pesquisadores exibiam uma imagem positiva (como um filhote de cachorro ou gato) ou um negativo (como uma arma de fogo). Os flashes aconteceram tão rapidamente que os participantes não sabiam conscientemente que estavam sendo mostrados uma imagem. Essas imagens subliminares tinham a intenção de imitar a intuição – percebiam subconscientemente fatores externos que desencadeavam uma forte resposta emocional do cérebro.

O que os pesquisadores descobriram foi surpreendente: quando os participantes receberam uma imagem positiva, eles tiveram um desempenho mais preciso na tarefa de tomada de decisão. E isso não é tudo – eles também estavam mais confiantes em seu desempenho e melhoraram na tarefa com o tempo.

A partir disso, podemos supor que [a intuição é uma fonte real, poderosa e valiosa de informações que podemos usar para tomar decisões na gestão de nossas empresas]. E assim como um músculo, ela também fica mais forte quanto mais a usamos.

Intuição na Prática da Gestão dos Negócios 

A intuição é ótima em decisões altamente emocionais, como decidir quem namorar ou confiar em um estranho. E, aparentemente, também funciona com tarefas cotidianas, como julgar como os pontos estão se movendo em uma tela. Mas e em situações práticas, como tomar decisões de negócios? Será que podemos confiar?

[Nos negócios e na vida Equilíbrio é fundamental!]

Você não faria um grande investimento simplesmente porque a oportunidade lhe envia “recadinhos calorosos” (pelo menos esperamos que não!). Da mesma forma, você não sairia correndo da sala da diretoria durante uma reunião estratégica porque teve uma sensação desagradável na boca do estômago. Mas simplesmente sintonizar esses sentimentos e prestar atenção ativamente a eles pode nos servir bem, em vez de ignorá-los como se fosse apenas nervosismo ou medo.

Para aproveitar sua intuição, tente ouvir o que seu corpo está dizendo – não apenas seu cérebro – quando confrontado com uma decisão.

  • Como o seu estômago se sente quando você considera as opções?
  • E quanto à intensidade da sua respiração?
  • Pensar sobre isso faz seu coração disparar?
  • Você fica ofegante?

Em vez de escrever essas respostas fisiológicas, a pesquisa sugere que devemos dar-lhes igual importância aos “fatos frios e duros” em nosso processo de tomada de decisão. Se o investimento parecer ótimo no papel, e isso lhe causar uma boa impressão, bem, provavelmente deve ser uma grande oportunidade de negócio. Aproveite-a!

CONCLUSÃO

Assim como os participantes da pesquisa que discutimos acima, quanto mais você acessar sua intuição durante o seu dia a dia na gestão dos negócios, mais confiante você se sentirá e mais eficazmente esse sentimento lhe servirá.

Você já usou a intuição para tomar decisões de negócios? Conte-nos sobre isso abaixo!

Somos uma Empresa de Assessoria Contábil e, como todos sabem, a contabilidade cuida dos sonhos de pessoas, de seus anseios, metas e objetivos através dos números. Por isso, temos um recado para você: [consulte sempre um contador especializado para balizar sua intuição sobre as decisões mais importantes da gestão de sua empresa.]

Quer aprender mais sobre ciência, estatísticas e histórias de sucesso da vida real para empreendedores? Assine nosso blog deixando seu melhor e-mail logo abaixo.

Um forte abraço e até breve!

Fonte: Abrir Empresa Simples