Logica Reserva O Que E E Como Aplica La A Sua Industria

Logística reversa – O que é e como aplicá-la à sua indústria?

Logística reversa na indústria, o que é isso?

Não é novidade que cada vez mais, o meio ambiente vem dando alerta de que precisa de maiores cuidados. Consumimos demais, produzimos muito lixo e pouco tem sido realizado para promover maior sustentabilidade e preservação da terra, da fauna, da flora e de todos os demais recursos naturais. Fato é que, as indústrias usam muitos recursos e com esta preocupação com relação ao meio ambiente, é que novas práticas e condutas têm sido desenvolvidas para trazer maiores seguranças e garantias. É por isso que a logística reversa tem sido tão bem utilizada e requisitada nos ramos industriais.  Portanto, a logística reversa se trata de um conjunto de providências e ações destinadas a coletar e viabilizar restituições de resíduos sólidos nos setores industriais, seja para reaproveitamento desses ou ainda para destinar os resíduos e materiais em locais adequados. Resultado de imagem para logistica reversa

A logística reversa é obrigatória?

Se de alguma forma, sua indústria atua com alguns dos seguintes produtos que iremos listar logo abaixo, de acordo com a Lei de número 12.305 de agosto de 2010, sua atenção deve ser redobrada, pois sim, a logística reversa é obrigatória. E quais seriam esses produtos?

  • Baterias e/ ou pilhas;
  • Agrotóxicos;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, resíduos e/ ou embalagens;
  • Produtos eletroeletrônicos e componentes associados;
  • Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio, de vapor de sódio e de luz mista.

E como a logística reversa funciona?

No processo de pós-venda, o produto deve retornar a sua cadeia de distribuição, antes mesmo de ter sido utilizado pelo consumidor ou ainda que tenha pouco tempo de uso. Isso ocorrerá sempre que o produto apresentar defeitos ou em situações de erros de pedido, assim, o produto poderá passar por nova vistoria e, havendo reparos e melhorias, poderá ser comercializado novamente.  Já no processo de pós-consumo, o produto que foi adquirido, é descartado pelo seu consumidor. Chegando ao fim de sua vida útil, a empresa deve receber esses produtos, peças ou insumos para que sejam destinados a um ciclo de reciclagem, desmanche ou de reintrodução no mercado, caso seja possível e indicado. 

E por que a logística reversa é importante para as indústrias?

Com a política da logística reversa introduzida e praticada em sua indústria, você só tem a ganhar pontos, visto que age com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, gerando maior bem-estar à comunidade, sociedade, população, ao planeta e a saúde de todos, preservando também o meio ambiente.  Assim, ao assumir a ação de descartar e reciclar os itens, sejam eles produtos, máquinas, peças ou demais itens, você demonstra ter preocupação e responsabilidade social, buscando gerar maior sustentabilidade e equilíbrio em muitos sentidos.  Esse tipo de atitude, além de gerar uma boa imagem à marca do seu negócio, ou seja, da sua indústria, promove também, ações positivas aos consumidores, gerando empatia daqueles que apoiam a natureza e que admiram boas ações sociais.  Portanto, um dos métodos para destacar sua indústria como parceira do mundo, é com essas e outras práticas, que além de gerar economia, ainda traz uma visibilidade de consciência e proveito para todos. Mas ainda há muitos outros pontos nos quais podemos ajudar, portanto, venha conversar com nossa contabilidade para indústrias! Fonte: Quero montar uma empresa

Restou alguma dúvida ou quer obter mais detalhes sobre como nossos serviços podem te auxiliar?

Somos uma contabilidade em Itapecerica da Serra, SP, especializada na sua área de atuação.

Estamos de portas abertas – presencial ou virtualmente – para te receber! É só entrar em contato conosco agora mesmo e será um prazer conversar com você!

Até breve!
PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO!